Início » Governança Corporativa » Canal de Denúncias » Assédio Moral: quais são os custos para a empresa?
Assédio Moral
Fonte da imagem: Freepik

No Brasil, os custos relacionados aos transtornos psicológicos decorrentes do assédio moral nas empresas podem variar de R$ 10 mil a R$ 2 milhões em indenizações. No entanto, o valor será fixado pelo juiz de acordo com seu entendimento, o que pode resultar em grandes variações.

Mas esses não são os únicos custos do assédio moral para as organizações e seus colaboradores. Neste artigo, vamos discutir a importância de um ambiente saudável para os funcionários e como o assédio moral afeta não apenas as empresas, mas também a sociedade como um todo.

A importância de um ambiente saudável para seus funcionários

Promover uma cultura ética e um ambiente seguro é responsabilidade das empresas, permitindo o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Caso a empresa falhe nessa tarefa, há grandes chances de ocorrer um aumento do assédio no local de trabalho. De acordo com pesquisas do vagas.com, mais de 52% dos colaboradores já sofreram algum tipo de assédio em suas empresas. No entanto, os danos não se limitam apenas às empresas, eles afetam toda a sociedade.

O assédio moral não só prejudica a produtividade, mas também contribui para os gastos públicos no tratamento de suas consequências, como depressão, ansiedade, estresse, palpitações, síndrome do pânico, entre outros.

O assédio moral afeta economicamente as empresas

O assédio moral tem um impacto significativo na produtividade das empresas. Quando um trabalhador é vítima de assédio moral, ele perde a confiança em sua competência e qualidade profissional, resultando em baixa produtividade e até mesmo no abandono do trabalho.

Em média, as vítimas perdem de 9 a 10 semanas de trabalho enquanto lidam com as questões de assédio. Mesmo quando retornam às suas atividades, muitos colaboradores enfrentam dificuldades para desempenhar suas funções e, em alguns casos, acabam pedindo demissão, o que prejudica a organização.

Frequentemente, as pessoas tendem a avaliar apenas os danos externos causados pelo assédio moral, mas os danos internos são mais profundos e mais difíceis de reparar.

O que você pode fazer para prevenir o assédio moral na sua empresa?

Muitas organizações adotam uma política anti-assédio, conscientes do papel social que desempenham e dos problemas que situações dessa natureza podem acarretar. Dessa forma, é necessário implementar condutas preventivas para mitigar os riscos no ambiente de trabalho.

Um dos mecanismos eficazes para combater esse crime nas empresas é a implementação de um Canal de Denúncias. Quando as empresas possuem um Canal de Denúncias anônimo e divulgado de forma ampla, alinhado a um código de conduta e política de garantia do anonimato do denunciante e não retaliação, a incidência de casos de assédio moral é drasticamente reduzida. Isso permite um pleno funcionamento da empresa e um combate efetivo a essas situações.

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!