O que é clima organizacional

A produtividade e os bons resultados de uma empresa dependem de diversos fatores. Entre eles, o bem-estar geral dos colaboradores é uma preocupação constante nas organizações, que pode ser traduzido no clima organizacional.

O clima organizacional consiste em uma percepção geral das pessoas que trabalham em uma empresa sobre o trabalho, os processos, as práticas e políticas organizacionais. No entanto, algumas empresas ainda não compreendem bem a importância de atentar para esse quesito.

Por isso, neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é clima organizacional e qual é a importância de se preocupar com esse assunto.

O que é clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à maneira como a empresa, o ambiente de trabalho, as políticas internas e os processos da empresa são percebidos pelas pessoas que nela trabalham. Ele funciona como uma espécie de termômetro capaz de influenciar o nível de satisfação, motivação e engajamento dos profissionais.

Um bom clima organizacional sofre influências de diversos fatores, como lideranças, equipes, infraestrutura, meritocracia justa, remuneração e benefícios e possibilidades de crescimento e desenvolvimento.

Qual é a importância de um bom clima organizacional

Uma empresa que oferece recursos, infraestrutura, apoio e segurança psicológica para seus profissionais, aumenta suas chances de reduzir o turnover e aumentar o nível de satisfação de seus colaboradores.

Nesse sentido, esse é o principal motivo pelo qual as organizações precisam se preocupar com esse fator: retenção de talentos. Caso contrário, a tendência é de que haja aumento no ROI, redução nos lucros, entre outros impactos negativos.

Outros fatores que explicam a importância de cuidar para que haja um bom clima organizacional na empresa são:

  • maior satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores;
  • times mais alinhados e, consequentemente, maior produtividade;
  • maior autonomia e espaço para inovação na empresa;
  • melhora das relações interpessoais;
  • maior previsibilidade de resultados.

Como medir clima organizacional

A principal maneira de medir o clima organizacional é por meio da aplicação de Pesquisas de Clima Organizacional. Elas devem ser aplicadas recorrentemente e são constituídas por perguntas que permitirão medir a percepção dos colaboradores sobre a própria empresa.

Uma pesquisa de clima organizacional pode ser enviada para toda a empresa ou apenas para uma amostra, a depender do objetivo que se tem com essa ferramenta. Nas perguntas, são incluídas afirmativas que dizem respeito a processos, rotinas e políticas da organização, para as quais os profissionais devem responder se concordam totalmente, parcialmente ou discordam, por exemplo.

Como aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional

Por ser um instrumento extremamente relevante, a pesquisa de clima organizacional precisa seguir uma metodologia adequada e alinhada entre todos da empresa. Além disso, precisa ser comunicada adequadamente, de forma a garantir a maior adesão possível dentro dos times-alvo da investigação.

Para ser realmente efetiva, a pesquisa também precisa, com as respostas em mãos, receber com uma análise adequada dos resultados, a fim de ter um diagnóstico mais próximo possível da percepção dos colaboradores.

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Ainda, sua efetividade também depende de uma adequada elaboração de planos de ação para otimizar pontos que foram apontados como de melhoria, assim como implementar ou manter ações que reforcem questões que foram consideradas positivas na empresa aos olhos dos respondentes.

Por fim, para que tudo isso seja possível, é fundamental que o time responsável por aplicar esse tipo de pesquisa (normalmente, o de Recursos Humanos) conte com ferramentas e tecnologias de qualidade. Dessa maneira, é preciso assegurar-se de ter recursos bons e intuitivos para a aplicação dos questionários, bem como que facilitem a análise dos resultados.

Como melhorar o clima organizacional da empresa

O primeiro passo para melhorar o clima organizacional de uma empresa é saber de fato o que está contribuindo para que ele não seja considerado bom o suficiente para os colaboradores.

É aqui que entra a importância da análise das respostas à pesquisa de clima organizacional. A partir delas, podem ser identificados pontos específicos de melhoria. A seguir, damos alguns exemplos de situações e de ações que podem ser tomadas para melhorar o clima organizacional da sua companhia.

Fatores relacionados à infraestrutura

Aplicada a pesquisa de clima organizacional, pode-se identificar que as equipes não estão totalmente satisfeitas com a infraestrutura que lhes é oferecida para a realização de seus trabalhos.

Nesse sentido, é importante ter claro qual é o fator de infraestrutura que está atrapalhando o bem-estar dos profissionais, podendo ser, por exemplo:

  • falta de ergonomia adequada;
  • equipamentos eletrônicos lentos ou com problemas;
  • ambiente de trabalho inadequado.

Tendo isso em mente, será possível aplicar melhorias como compra de cadeiras e mesas mais adequadas, disponibilização de computadores e outros equipamentos mais modernos e implementação de melhorias estruturais no ambiente de trabalho.

Fatores relacionados a lideranças

Quando as lideranças são apontadas como ponto de melhoria nas empresas, é sinal de que treinamentos podem e devem ser feitos para mudar essa realidade. Nesses casos, é importante identificar quais são as oportunidades de desenvolvimento e crescimento para essa parte da organização.

A partir disso, é indicado organizar ou contratar cursos e treinamentos de capacitação para lideranças, de forma a otimizar esse quesito na empresa.

Fatores relacionados a relacionamento interpessoal

Existem casos em que um dos fatores que influenciam negativamente no clima organizacional é o relacionamento interpessoal. Quando isso acontece, é preciso tomar ações que garantam uma melhora nesse sentido.

Aqui, uma possibilidade é implementar, por meio de comunicações, cursos, capacitações e plataformas tecnológicas, uma cultura de feedbacks. Isso porque a troca de feedbacks é importante para que as pessoas possam contribuir umas com o desenvolvimento das outras e, assim, melhorar o relacionamento interpessoal.

Fatores relacionados à remuneração, benefícios e promoções

Quando remuneração, benefícios e critérios para promoção são apontados como pontos que afetam negativamente o clima organizacional, é sinal de que é preciso rever algumas políticas e regras da empresa.

Apesar de serem assuntos um pouco mais complexos, é preciso fazer análises para constatar a possibilidade de melhorias nesses fatores e, assim, melhorar a satisfação dos colaboradores com isso.

Neste post, explicamos o que é clima organizacional, assim como sua importância, forma de medir e de melhorá-lo. A partir das ações aqui mencionadas, sua organização estará mais preparada para ter colaboradores satisfeitos e uma empresa com maior retenção de talentos.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para entender mais aprofundadamente alguns indicadores de clima organizacional para atentar na sua organização.

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Este post foi escrito pela empresa parceira Qulture.Rocks