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Gestão de Denúncias

1 – Análise do relato

Nesse momento é necessário fazer as seguintes perguntas:

– É possível trabalhar com os dados registrados?
– Este relato realmente é uma denúncia?

 Em primeiro lugar, é necessário verificar a possibilidade de trabalhar com os dados registrados.

Caso verificado que o relato é realmente uma denúncia é iniciado o processo da investigação.

2 – Plano de Investigação

Após o recebimento da denúncia, o responsável por apurá-la deverá elaborar um plano de investigação, incluindo o passo a passo que será realizado, bem como as pessoas que serão envolvidas para ajudá-lo.

0 plano de ação é mutável e deve ser sempre revisitado, pois fatos e evidências novos surgem a todo o momento alterando o rumo da investigação.

3 –   Investigação

Este passo tem como objetivo responder as questões fundamentais para identificar:

  • Os autores (Quem fez) 
  • (o Quê) Ação denunciada
  • Qual é ou são vítimas (a Quem)
  • Testemunhado por (na presença de Quem)
  • Ocorrido no local ou locais e (Onde)
  • Consubstanciados nas ações (Como)
  • Porque razão o fez ou fizeram (Porquê)

O objetivo da investigação é que ela seja realizada de forma imparcial para que nenhuma parte de seja afetada por nenhum tipo de envolvimento e contaminação dos dados e apuração.

4 – Relatório

Esse momento é onde deve ser o registro das denúncias.

5 –  Encerramento da denúncias

Tem como objetivo:

  • Registro procedente ou improcedente
  • Adoção de medidas disciplinares e definição de ações afim de evitar a reincidência