Início » Governança Corporativa » Canal de Denúncias » O Ouvidor Digital inova ao lançar o canal WhatsApp para captação de denúncias
Ouvidor Digital

O Canal de Denúncias é um mecanismo fundamental no combate à corrupção e fraude nas corporações, além de proporcionar uma melhoria significativa no ambiente de trabalho (reduzindo casos de assédio e demais comportamentos inadequados).

Através do canal, é possível fortalecer a ética, prevenir perdas financeiras e impedir comportamentos que possam impactar negativamente a reputação das empresas privadas e públicas.

No entanto, para que o canal tenha sucesso, é  importante que ele seja amplamente divulgado em locais de fácil utilização para seus usuários (denunciantes).

O Canal de Denúncias deve utilizar ferramentas capazes de tratar e receber as informações de forma precisa para serem repassadas à equipe de Compliance. 

Além disso,  o uso de soluções de tecnológicas pode potencializar a eficiência do canal.

Pensando nisso, o Ouvidor Digital, empresa de canal de denúncias, acaba de lançar para os seus clientes – com pioneirismo no mercado – o canal WhatsApp para captação de denúncias.

Quais são os benefícios do Canal WhatsApp para captação de denúncias?

1) O aplicativo é popular e permite maior engajamento entre os denunciantes

O WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros, segundo pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil em 2020.  

93% declaram que abrem o aplicativo diariamente e 5%, “quase todos os dias”, informa a pesquisa.

Em consequência, o WhatsApp virou o canal favorito do brasileiro para se comunicar com as empresas.

Dessa forma, a popularidade do canal permite a maior capilaridade e engajamento dos denunciantes e, consequentemente, maior possibilidade de prevenir e identificar desvios éticos nas organizações.

2) O uso do WhatsApp para receber denúncias promove mais segurança em relação ao telefone e atendimento humano

O uso do Chatbot e Inteligência Artificial para captar denúncias no WhatsApp garante o anonimato e a privacidade do denunciante.

Assim, ele se sente mais confortável para manifestar uma denúncia, algo que muitas vezes não ocorre em uma conversa com um atendente humano.

3) Maior volume de denúncias sem prejuízo da coleta de informações e fila de espera

O Chatbot não possui as limitações do atendimento humano, portanto, é possível receber um volume ilimitado de denúncias simultâneas, sem prejuízo à coleta de informações e geração de fila de espera.

4) O utilização de Chatbot é um aliada para segurança de dados sensíveis 

O Chatbot automatiza a armazenagem dos dados sensíveis, de forma a não comprometer o denunciante nem os envolvidos na investigação.

O denunciante, antes de se manifestar, tem acesso aos termos de privacidade, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Como funciona o Canal WhatsApp para captação de denúncias do Ouvidor Digital?

  • A tecnologia trabalha apenas com provedores da solução oficial do WhatsApp (API), utilizado pelas maiores empresas do Brasil;
  • Todos os números são oficiais e homologados pelo WhatsApp para recebimento e tratamento automatizado das mensagens;
  • Maior disponibilidade de serviço, diferente de soluções não oficiais, que podem ficar inoperantes a qualquer momento;
  • Nível máximo de segurança para o tráfego de informações sensíveis das denúncias – criptografia de ponta a ponta.

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